O buraco mais profundo já feito pelo homem foi selado e abandonado por um motivo impressionante

Em uma península remota no noroeste da Rússia, os cientistas passaram décadas perfurando um buraco em direção ao centro da Terra. A mais de 12.000 metros de profundidade, esse poço é o mais profundo que o homem já cavou. No entanto, algo inesperado aconteceu e os pesquisadores foram forçados a selar esse experimento para sempre.

Não é surpresa para ninguém que os humanos são fascinados com o que existe nas profundezas da superfície da Terra. Mas desde que o primeiro satélite artificial foi enviado ao espaço em 1957, os humanos também se apaixonaram por olhar para o alto com o objetivo de descobrir os segredos das estrelas. E agora, com a ajuda de agências espaciais globais e empresas privadas, sabemos mais sobre o universo do que nunca. Mas à medida que continuamos a olhar para o céu maravilhados, estaríamos deixando de prestar atenção no quão misteriosa pode ser a Terra?

Surpreendentemente, alguns acreditam que nosso conhecimento sobre o espaço agora é maior do que nossa compreensão do que existe abaixo da superfície da Terra. E embora muitas pessoas saibam sobre a corrida espacial entre a União Soviética e os EUA durante a Guerra Fria, poucos se lembram da batalha igualmente fascinante para conquistar nosso mundo subterrâneo.

No final da década de 1950, equipes concorrentes de cientistas americanos e soviéticos começaram a organizar experimentos elaborados e projetados para penetrar na crosta terrestre. Pensada para se estender por até 48 quilômetros em direção ao centro do nosso planeta, esta densa casca eventualmente dá lugar ao manto - a misteriosa camada interna que compõe impressionantes 40 por cento da massa de nosso planeta.

Então, em 1958, os EUA assumiram a liderança com o lançamento do Projeto Mohole. Localizada perto de Guadalupe, no México, a operação viu uma equipe de engenheiros perfurar o leito do Oceano Pacífico a uma profundidade de mais de 180 metros. No entanto, oito anos depois, seu financiamento foi cortado e o Projeto Mohole foi abandonado. Os americanos nunca chegaram ao manto.