Novas evidências sugerem que John Wilkes Booth podia ter fugido se não tivesse cometido um erro bobo

Em 14 de abril de 1865, o curso da História dos EUA foi alterado para sempre. Conforme a sangrenta Guerra de Secessão se aproximava de seu fim e a vitória da União parecia ser certa, um grupo de conspiradores confederados liderados por John Wilkes Booth fez uma tentativa desesperada de salvar sua causa – e massacrou o Presidente Abraham Lincoln sem uma gota de remorso. Pelos próximos 13 dias, uma das maiores caçadas da história se seguiu; contudo, todos os golpes de sorte do mundo não puderam impedir o ator que virou assassino de encontrar seu destino final.

O plano original

Acredite se quiser, mas o plano original de Booth não era matar Lincoln; era tentar raptar o Presidente e trocá-lo por prisioneiros de guerra dos confederados. Mas logo depois da rendição do General Robert E. Lee em Appomattox Court House e da queda de Richmond, o ator concluiu que medidas mais desesperadas deveriam para ser tomadas.

Alvos poderosos

De início, Booth e seus co-conspiradores maquinaram não só matar Lincoln, mas o vice-presidente Andrew Johnson e o secretário de Estado William Seward também, vingando desse modo, o Sul e jogando a União num parafuso. Mas depois de saber que as tentativas com Johnson e Sweard tinham falhado, Booth percebeu que tinha só uma chance para ver seu plano “heroico” dar certo.

Desaparecido num piscar de olhos

Às 10h14 da noite, Booth entrou sorrateiramente no camarote do Presidente no Teatro Ford e atirou em Lincoln na nuca, com uma pistola Deringer calibre 41. No meio do caos que se seguiu, Booth pulou do camarote ao palco e gritou, “Sic semper tyrannis,”, uma frase atribuída a Brutus no assassinato de Cesar, que significa, “Sempre assim com tiranos”.

Escapando

Booth fugiu correndo do teatro e montou num cavalo que um de seus co-conspiradores tinha lhe deixado. Cavalgando rápido pela Navy Yard Bridge, saindo de Washington e indo para Maryland, ele se encontrou com David Herold, outro membro de seu grupo, e os dois foram juntos à vizinha Surrattsville para se reabastecerem num esconderijo na Surratt´s Tavern. A fuga para a segura Virgínia estava no itinerário, embora Booth não se sentisse exatamente 100%.